Cuvelai e Mupa beneficiam de formação e apoio para a retoma do fabrico de sabão.
No âmbito do projeto “Construindo a Resiliência de Comunidades (CRC)”, financiado pela organização Pão para o Mundo e implementado pela Associação Luterana para o Desenvolvimento de Angola (ALDA), foi realizada, nos dias 08 e 09 de outubro de 2025, uma ação de revitalização dos grupos SACs (Grupos de Poupança e Ação Comunitária) na província do Cunene, com impacto direto nos municípios de Cuvelai e Mupa.
Esta ação enquadra-se no objetivo específico do projeto CRC de “desenvolver as capacidades de resiliência e de sobrevivência nas comunidades mais vulneráveis”, através do fortalecimento dos meios de subsistência, da promoção de atividades geradoras de rendimento e do reforço das capacidades organizacionais comunitárias.

A iniciativa decorreu nas aldeias de Tchiveyo, no município do Cuvelai, e Mupa Sede, no município de Mupa, reunindo membros dos grupos SACs, líderes comunitários e facilitadores do projeto. A ação teve como principal objetivo reforçar as capacidades produtivas e organizacionais das comunidades, promovendo alternativas sustentáveis de geração de rendimento e o fortalecimento da economia local.
Durante a atividade, os participantes beneficiaram de uma formação teórica e prática, com enfoque no fabrico de sabão, uma atividade geradora de rendimento que contribui para a autonomia financeira das famílias e para a melhoria das condições de higiene nas comunidades. A componente prática permitiu a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos, reforçando a eficácia do processo de aprendizagem e incentivando a retoma desta atividade económica ao nível comunitário.
Associação Luterana para o Desenvolvimento de Angola.
