No âmbito do Projeto Construir a Resiliência das Comunidades (CRC), a ALDA está a desenvolver ações de preparação de terras agrícolas na aldeia de Marco 16, em Namacunde, zona fronteiriça com a Namíbia.
A atividade conta com o apoio do Gabinete Municipal da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), garantindo assistência técnica aos camponeses e criando melhores condições para uma campanha agrícola mais produtiva e sustentável.
Estas ações contribuem para a segurança alimentar, geração de rendimentos e fortalecimento da resiliência das comunidades locais.
#ALDA #CRC #Namacunde #Cunene #AgriculturaFamiliar #ResiliênciaComunitária

No âmbito do objetivo do projeto “Melhorar o cumprimento dos direitos humanos nas comunidades locais, incluindo o direito à terra e o acesso aos serviços sociais básicos”, a ALDA tem promovido sessões de formação sobre direitos humanos e direito à terra, com o propósito de capacitar as comunidades para a defesa dos seus direitos fundamentais, visando a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos.
Como parte destas ações, foi realizado um workshop municipal dirigido aos membros dos CACs do município sede de Namacunde, orientado pelo Director Executivo da ALDA, em parceria e com facilitação do Director Executivo da Associação Mãos Livres de Angola.

Posteriormente, no âmbito do objetivo específico do projeto “Desenvolver as capacidades de resiliência e de sobrevivência nas comunidades mais vulneráveis”, na vertente de empoderamento económico das mulheres, foram realizadas diversas sessões de formação junto aos membros dos grupos de mulheres denominados SACs (Save and Credit), com enfoque na fabricação de sabão caseiro, como ocorreu na aldeia de Omutaku.

Esta atividade teve como propósito capacitar as famílias, sobretudo as mulheres, com conhecimentos práticos, que podem ser transformados em iniciativas geradoras de rendimento familiar.
Com estas intervenções, a ALDA reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a resiliência das comunidades, promovendo ações que combinam apoio técnico, formação cívica e fortalecimento das capacidades locais no Município de Namacunde.
Associação Luterana para o Desenvolvimento de Angola.
